Quais os motivos que podem ter levado os alunos a desistir do curso e a não conseguir ter o aproveitamento esperado? No que estaria o Diretor do NEAD pensando, ao realizar aquele questionamento?
Para tentar evitar que a situação se repita o Diretor do Núcleo de Educação a Distância constituiu uma equipe de trabalho, responsável pela elaboração de uma lista de análise do material didático, de modo a que ele contemple alguns dos pormenores considerados essenciais para garantir a sua qualidade. Que itens poderão ser incluídos nessa lista?
O professor Antunes, reconheceu que o material poderá ter algumas lacunas, mas que o insucesso dos alunos e o elevado índice de desistências, não eram só resultado do seu trabalho.PRODUZINDO...
No contexto acima citado, para criar material didático de qualidade, temos que considerar alguns pontos importantes:
1. Estar dentro dos objetivos do curso.
2. O material deve atender ao público alvo.
3. O conteúdo tem que esta de acordo com as competências que desejamos que o aluno desenvolva.
4. A estética do material e o seu conteúdo tem que ser harmônicos.
5. O material tem que utilizar meios multimídia que estimulem os alunos no aprendizado.
6. A didática utilizada deve ser simples. (tutorial).
7. Bom humor, motivação e a prática “passo a passo” são estimulantes essenciais.
Simplificando:
- Devemos estar dentro do perfil do profissional que desejamos formar;
- Utilizar tecnologias multimídia;
- Desenvolver o material utilizando: Motivação, Bom humor, Acompanhamento (passo a passo), Imagens, Textos (que façam parte do cotidiano do aluno), Vídeos e Animações.
Abaixo, temos um vídeo que mostra o perfil de profissionais que desejamos criar para 02(dois) cursos técnicos de informática:
VIDEO 01
(Em breve...)
Saber o perfil do profissional é de fundamental importância para a criação do material didático.
VIDEO 02
O segundo vídeo fala das ferramentas de código aberto para a produção de material didático digital.
Autores: Éder Jacques - Samuel Santiago
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