segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM QUALIDADE

O professor Antunes da Escola Superior de Educação de Vidago de Baixo foi autor do material didático de um dos módulos do Curso de Técnico de Enfermagem. O módulo já foi aplicado aos alunos da primeira turma e os resultados não foram nada animadores. Os tutores relataram que grande número dos alunos desistiu do módulo, com o argumento que não estavam entendendo nada. Os que não desistiram, não conseguiram boas notas. A argumentação apresentada foi que a explicação dos conteúdos não era esclarecedora e que não estava adequado à realidade. Um dos alunos foi bem acutilante nas críticas, afirmando: “As ilustrações eram de má qualidade e serviam apenas para enfeitar”. O Diretor do Núcleo de Educação a Distância, não ficou nada satisfeito com a situação e questionou como esse material chegou às mãos dos alunos, sem ter sido corrigido antes?
Quais os motivos que podem ter levado os alunos a desistir do curso e a não conseguir ter o aproveitamento esperado? No que estaria o Diretor do NEAD pensando, ao realizar aquele questionamento?
Para tentar evitar que a situação se repita o Diretor do Núcleo de Educação a Distância constituiu uma equipe de trabalho, responsável pela elaboração de uma lista de análise do material didático, de modo a que ele contemple alguns dos pormenores considerados essenciais para garantir a sua qualidade. Que itens poderão ser incluídos nessa lista?
O professor Antunes, reconheceu que o material poderá ter algumas lacunas, mas que o insucesso dos alunos e o elevado índice de desistências, não eram só resultado do seu trabalho.PRODUZINDO...

No contexto acima citado, para criar material didático de qualidade, temos que considerar alguns pontos importantes:

1. Estar dentro dos objetivos do curso.
2. O material deve atender ao público alvo.
3. O conteúdo tem que esta de acordo com as competências que desejamos que o aluno desenvolva.
4. A estética do material e o seu conteúdo tem que ser harmônicos.
5. O material tem que utilizar meios multimídia que estimulem os alunos no aprendizado.
6. A didática utilizada deve ser simples. (tutorial).
7. Bom humor, motivação e a prática “passo a passo” são estimulantes essenciais.

Simplificando:

- Devemos estar dentro do perfil do profissional que desejamos formar;

- Utilizar tecnologias multimídia;

- Desenvolver o material utilizando: Motivação, Bom humor, Acompanhamento (passo a passo), Imagens, Textos (que façam parte do cotidiano do aluno), Vídeos e Animações.

Abaixo, temos um vídeo que mostra o perfil de profissionais que desejamos criar para 02(dois) cursos técnicos de informática:

VIDEO 01

(Em breve...)

Saber o perfil do profissional é de fundamental importância para a criação do material didático.

VIDEO 02

O segundo vídeo fala das ferramentas de código aberto para a produção de material didático digital.






Autores: Éder Jacques - Samuel Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário