domingo, 22 de novembro de 2009

Prova final - Individual - Samuel Santiago



O José é aluno de um curso de educação a distância. Ele está encantado com as ilustrações e vídeos do material didático do curso. Que imagens lindas, que vídeos bem feitos. Por outro lado o avaliador do Ministério da Educação que visitou a instituição de ensino a distância, ficou preocupado. No seu relatório afirmou literalmente: “O material didático do curso, tem uma inadequada inserção de recursos multimídia”. E acrescenta o avaliador: “Não se assiste a uma associação evidente, entre o material didático do curso e o fomento da intenção entre os alunos em fóruns de discussão, blogs e wiki”s, entre outros. É uma pena que os recursos imagéticos utilizados para ilustração do material didático, não constituam fomento para a aprendizagem colaborativa do aluno”.

“O material didático do curso, tem uma inadequada inserção de recursos multimídia”
X
“Não se assiste a uma associação evidente, entre o material didático do curso e o fomento da intenção entre os alunos em fóruns de discussão, blogs e wiki”s, entre outros. É uma pena que os recursos imagéticos utilizados para ilustração do material didático, não constituam fomento para a aprendizagem colaborativa do aluno”
=
Inadequação de material multimídia + o material estar fora do que é ideal para o aprendizado do aluno


- Que se estará a passar com o material didático do curso?

O material didático desenvolvido está excelente, rico em recursos multimídia, porém foge do conteúdo que é de fato necessário para o aprendizado do aluno.

- Quais serão as causas da afirmação do avaliador do Ministério da Educação?

O avaliador diagnosticou que o material está realmente muito bom, mas infelizmente fugiu do que era para ser ensinado.

- Que propostas poderiam dar para resolver o problema?

Para resolver esse problema o ideal seria falar com o criador do material, e com um acompanhamento mostrar o que de fato é desejado no conhecimento que a ele foi confiado.

O que seria tratado com o autor do material seria, na verdade, uma orientação mais precisa, com um acompanhamento na reformulação do material criado.

Esta orientação seria dividida em alguns pontos:

- Identificar o perfil do profissonal do técnico de enfermagem que o curso propõe a formar;

- Identificar se as compentencias propostas pelo autor na disciplina a ele confiada estão de acordo com o perfil do profissional que se deseja formar;

- Corrigir o material didático produzido pelo autor; (com ética, cumplicidade e profissionalismo)

Acredito que com esse acompanhamento o problema seja resolvido.


Autor: Samuel Santiago

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