O José é aluno de um curso de educação a distância. Ele está encantado com as ilustrações e vídeos do material didático do curso. Que imagens lindas, que vídeos bem feitos. Por outro lado o avaliador do Ministério da Educação que visitou a instituição de ensino a distância, ficou preocupado. No seu relatório afirmou literalmente: “O material didático do curso, tem uma inadequada inserção de recursos multimídia”. E acrescenta o avaliador: “Não se assiste a uma associação evidente, entre o material didático do curso e o fomento da intenção entre os alunos em fóruns de discussão, blogs e wiki”s, entre outros. É uma pena que os recursos imagéticos utilizados para ilustração do material didático, não constituam fomento para a aprendizagem colaborativa do aluno”.
“O material didático do curso, tem uma inadequada inserção de recursos multimídia”
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“Não se assiste a uma associação evidente, entre o material didático do curso e o fomento da intenção entre os alunos em fóruns de discussão, blogs e wiki”s, entre outros. É uma pena que os recursos imagéticos utilizados para ilustração do material didático, não constituam fomento para a aprendizagem colaborativa do aluno”
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Inadequação de material multimídia + o material estar fora do que é ideal para o aprendizado do aluno
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“Não se assiste a uma associação evidente, entre o material didático do curso e o fomento da intenção entre os alunos em fóruns de discussão, blogs e wiki”s, entre outros. É uma pena que os recursos imagéticos utilizados para ilustração do material didático, não constituam fomento para a aprendizagem colaborativa do aluno”
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Inadequação de material multimídia + o material estar fora do que é ideal para o aprendizado do aluno
- Que se estará a passar com o material didático do curso?
O material didático desenvolvido está excelente, rico em recursos multimídia, porém foge do conteúdo que é de fato necessário para o aprendizado do aluno.
- Quais serão as causas da afirmação do avaliador do Ministério da Educação?
O avaliador diagnosticou que o material está realmente muito bom, mas infelizmente fugiu do que era para ser ensinado.
- Que propostas poderiam dar para resolver o problema?
Para resolver esse problema o ideal seria falar com o criador do material, e com um acompanhamento mostrar o que de fato é desejado no conhecimento que a ele foi confiado.
O que seria tratado com o autor do material seria, na verdade, uma orientação mais precisa, com um acompanhamento na reformulação do material criado.
Esta orientação seria dividida em alguns pontos:
- Identificar o perfil do profissonal do técnico de enfermagem que o curso propõe a formar;
- Identificar se as compentencias propostas pelo autor na disciplina a ele confiada estão de acordo com o perfil do profissional que se deseja formar;
- Corrigir o material didático produzido pelo autor; (com ética, cumplicidade e profissionalismo)
Acredito que com esse acompanhamento o problema seja resolvido.
Autor: Samuel Santiago
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